Skip directly to content

Sinais de que seu escritório precisa de um software jurídico

22/06/2021 - 10:15

10 sinais de que seu escritório precisa de um software jurídico

Nem sempre é fácil admitir que precisamos de auxílio. Ainda acreditamos, em muitos momentos, que possuímos uma força extraordinária. E deixamos, então, de ver os benefícios que as mudanças podem nos trazer.

Na gestão de escritório de advocacia não é diferente. Queremos acreditar que está tudo bem até quando não é possível ignorar os alertas. E é nesse momento que buscamos alternativas, que desde antes já poderiam otimizar os processos.

Por essa razão, elenco os 10 sinais de que o seu escritório precisa de um software jurídico. E claro, como escolher o melhor software para advogados.

 

1. Falta de tempo para se dedicar aos casos

Tempo é algo que sempre parece ser de menos. O dia acaba, e parece que precisaríamos do dobro para finalizar tudo o que era necessário - ou então uma segunda pessoa.

Foi para mudar isso que os softwares jurídicos foram criados. Funções como calendário, tarefas a cumprir e atividades recentes realizadas no sistema servem como ferramenta para o controle de prazos e para a administração de compromissos. As notificações do software jurídico também são muito úteis para que o advogado não perca datas ou deadlines.

O SAJ ADV, por exemplo, automatiza processos de gestão do escritório, por meio de tecnologia de ponta e inteligência artificial. E assim, gera até 20h/mês por colaborador, para focar nos casos e nos clientes.

 

2. Gasto muito tempo com atividades mecânicas e repetitivas

Um software jurídico serve exatamente para dar fim a essas questões burocráticas que tomam muito tempo.

Um sistema como o SAJ ADV, por exemplo, assume para si essa responsabilidade e toma a dianteira na gestão de:

  • prazos;

  • processos;

  • tarefas;

  • intimações;

  • clientela;

  • finanças; e

  • elaboração de relatórios.

 

3. Perdi um prazo processual

O medo do risco de perder prazos é minimizado com o uso de um software jurídico.

O SAJ ADV, por exemplo, oferece uma ferramenta de notificações que alerta o responsável por e-mail sobre todas as novidades importantes que o advogado precisa se atentar a respeito do processo.

Ainda, um sistema de gestão na advocacia gera até 74% mais garantia em prazos processuais.

 

4. Não confio na forma como fazemos o monitoramento dos processos nos tribunais

Fazer o acompanhamento manual de todos os processos do escritório é trabalhoso e também arriscado. Afinal, é muito fácil que algo importante acabe passando despercebido. Isso torna o uso do software jurídico ainda mais indispensável para o escritório.

O SAJ ADV, por exemplo, utiliza a inteligência artificial, um recurso extremamente seguro, para fazer esse monitoramento.

Funciona assim:

  • periodicamente, o sistema varre os sites de todos os tribunais do país buscando atualização e novidades a respeito dos processos relacionados à OAB que está cadastrada em seus registros;

  • sempre que encontrar movimentação, o software emite um alerta para o e-mail do advogado;

  • além do alerta, no entanto, ele também sugere as próximas atividades a serem feitas na sequência daquela movimentação.

 

5. Minha equipe está com problemas de organização de tarefas

Delegar tarefas precisa ser um processo organizado.

Justamente por isso, o SAJ ADV facilita a comunicação interna do escritório e permite que a equipe atue de forma integrada, cumprindo a agenda com menor chance de falhas.

Isso pode ser feito por meio de uma funcionalidade que se assemelha bastante à lógica das redes sociais: o advogado conversa com outros membros do escritório por meio da própria ferramenta, facilitando a interação e a execução da atividade.

Além disso, cada vez que é mercado em um comentário, o destinatário é notificado pelo sistema, da mesma forma que acontece nas redes sociais.

Isto facilita, por exemplo, a implementação de um escritório digital, em que a comunicação e delegação de tarefas são funções essenciais.

 

6. Estou com muitos processos em andamento e ando um pouco perdido

O SAJ ADV disponibiliza ao advogado uma estrutura de workflow, ou fluxo de trabalho. Isso nada mais é do que uma funcionalidade ligada à automação dos serviços jurídicos. Por meio dela é possível reunir todas as informações e etapas relacionadas à execução do trabalho, seja aquele que vai ser exercido individualmente, seja aquele que é delegado a outras pessoas da equipe.

Além disso, todo esse conjunto de tarefas pode ser visualizado por meio de um canal específico para tal, facilitando a gestão.

 

7. Perdi documentos importantes

O software jurídico é a ferramenta perfeita para evitar riscos de perda, roubo e extravio de documentos e contratos importantes. Isso porque incentiva a digitalização desses papéis e os guarda com segurança, sem a necessidade de acumular pastas e pastas pelo escritório.

Além disso, o software jurídico organiza tais documentos, centralizando todos em um só local e relacionando-os com os processos dos quais fazem parte.

 

8. Preciso dar mais atenção para o meu cliente

Oferecer um atendimento personalizado é o primeiro passo para fidelizar um cliente e conquistar boas indicações no mercado. Portanto, não é algo a se deixar para depois.

Por meio do sistema, o advogado pode registrar todas as peculiaridades do caso, como, por exemplo, o problema trazido pelo cliente, assuntos tratados em reunião, ligações e envio de documentos.

O usuário pode fazer o registro em tempo real durante a entrevista com o cliente, de forma que não há perda de informações ou anotações em papel.

Além disso, o software jurídico permite que você vincule o atendimento a um advogado ou grupo de trabalho.

Assim, você acompanha todos os dados relevantes sobre o ciclo de vida do cliente.

E Isso reflete na realização de ações que buscam a fidelização e a melhoria contínua do atendimento, gerando até 72% mais satisfação dos clientes.

 

9. As finanças do meu escritório precisam de uma atenção melhor

Um software jurídico reduz o tempo que o advogado gasta com o acompanhamento das finanças pois gerencia os resultados, as movimentações bancárias e transações financeiras. E auxilia, portanto, na análise de indicadores do escritório de advocacia.

O módulo financeiro do SAJ ADV, por exemplo, permite o cadastro de receitas, despesas, geração de relatórios e emissão de boletos.

Teste grátis essas e outras funcionalidades do SAJ ADV!

 

10. Não consigo acessar as informações a qualquer hora e lugar

Por fim, nada melhor do que poder acessar as informações do escritório a qualquer hora e lugar. Além de bastante prático, é uma segurança para tempos como o atual, em que o home office tem sido a opção de vários profissionais.

O SAJ ADV é um software jurídico em nuvem, o que permite a acessibilidade de qualquer dispositivo com internet.

E além de ser em nuvem e responsivo, também conta com um aplicativo para celular

 

Experimente também os benefícios da automação de processos em teste gratuito do SAJ ADV.