Skip directly to content

Qual a importância da gestão da diversidade no mercado jurídico?

17/06/2022 - 11:30

Nos 90 anos de história da OAB, dentre as 27 seccionais, apenas 10 presidentes foram mulheres. Além disso, nesses 90 anos de história, apenas em 2021, houveram eleições com cotas, a fim de reduzir a desigualdade.

Foi neste ano, também que a seccional paulista, a mais antiga da ordem, elegeu a primeira mulher para a presidência da OAB-SP.

Ademais, apesar de atualmente o número de advogadas na OAB ultrapassar o de advogados, as lideranças, na maioria dos escritórios segue sendo majoritariamente masculina.

Olhando para esses números, é de se imaginar que, é essencial que os escritórios possuam uma gestão de diversidade, a fim de incluir as minorias e saber como deve ser o gerenciamento destas pessoas.

 

O que é e quais são os benefícios de um programa de diversidade?

 

Um programa de diversidade é um planejamento para que uma empresa consiga ter uma equipe mais diversa, e para que esta seja tratada com equidade.

Mas qual a vantagem disso?

Em primeiro lugar, a imagem da empresa em relação aos possíveis colaboradores e ao clientes se torna mais positiva. Hoje, tanto os consumidores, quanto os trabalhadores, antes de consumir ou entrar em uma empresa leva essas questões em consideração.

Ademais, para os colaboradores, um ambiente diverso traz crescimento e conhecimento. São pontos de vista diferentes, que quando se unem, podem trazer soluções inovadoras. Também o clima organizacional fica mais leve, além de aumentar a produtividade.

Isso sem contar que, do ponto de vista da empresa, com a pluralidade dos colaboradores, é possível trazer novos produtos e atingir um novo público, ou seja, obter uma cartela maior de clientes.

 

O que fazer para aumentar a diversidade na advocacia?

 

A primeira atividade para aumentar a diversidade em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos é implementar programas de gestão de diversidade. Para isso é importante considerar quais as mudanças que precisam acontecer neste ambiente. Por exemplo:

  1. Políticas de equidade de gênero na advocacia
  2. Avaliação de diversidade e inclusão
  3. Liderança na advocacia que seja inclusiva
  4. Comunicação não violenta
  5. Ambiente seguro

 

Como fazer gestão de diversidade na advocacia?

 

Ok, você já sabe o que é importante mudar para implementar a gestão de diversidade em seu escritório de advocacia ou departamento jurídico. Mas como fazer isso? Bem, é o que vamos falar adiante!

  1. Mantenha uma boa gestão de equipes na advocacia
  2. Atraia talentos
  3. Faça mudanças no processo de recrutamento e seleção
  4. Faça mudanças de remuneração
  5. Faça campanhas de promoção da diversidade

 

Dificuldades da gestão de diversidade

 

É importante alertar que, ao decidir implementar a gestão de diversidade, podem surgir diversos desafios. Um deles, segundo o que conta Aloizio Lima para a Chambers Brazil, é quebrar as barreiras, preconceitos e tabus.

Nesse sentido, é importante se preparar, inclusive, para algumas críticas nas redes sociais. A empresa  Magazine Luiza, por exemplo, foi extremamente criticada ao anunciar o processo seletivo trainee exclusivo para pessoas negras. Mas, não se deixou abalar por isso, e manteve o processo, inclusive o replicando no ano seguinte.

Em resumo, para lutar contra a exclusão e preconceito, o que deve ser feito é trabalhar com afinco e mudar os processos dentro da organização.

Para ler este artigo completo, acesse: 

Como fazer a gestão de diversidade na advocacia

Conheça o SAJ ADV