Skip directly to content

Os segredos de um contingenciamento jurídico eficiente

24/05/2022 - 16:30

Para muitos escritórios de advocacia, utilizar o contingenciamento jurídico e o provisionamento no escritório já é tarefa corriqueira. Apesar disso, este não é um assunto considerado favorito entre os advogados, portanto, muitos acabam por utilizá-lo apenas para as obrigações e acabam pecando quando falamos em estratégias de escritório de advocacia. 

 

O que muitos não sabem entretanto é que o contingenciamento jurídico pode ser um aliado para o escritório. A seguir, então, mostrarei como utilizar o contingenciamento jurídico para alavancar os resultados do seu escritório de advocacia. Confira!

 

Como pode ser feito o contingenciamento jurídico?

 

Em primeiro lugar, é importante entender que o contingenciamento jurídico está diretamente ligado ao planejamento orçamentário do escritório de advocacia. Portanto, para fazer um bom contingenciamento, é imprescindível manter um acompanhamento dos indicadores financeiros do escritório.

 

Isso porque com um acompanhamento financeiro de qualidade, é possível fazer as reservas para pagamentos de processos com probabilidade de perda e prever as quantias. Assim, o escritório de advocacia não é pego desprevenido.

 

Assim, o contingenciamento, junto do provisionamento jurídico, contribuem para melhor distribuição das despesas e, consequentemente, para as projeções financeiras futuras. Desse modo, contribui também com o crescimento e aumento da lucratividade do mesmo. Mas como fazer esse contigenciamento?

 

Para fazer esse acompanhamento, por exemplo, o escritório pode utilizar a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE). Com ela, os gestores de escritório conseguem fazer um comparativo de entradas e saídas, e entender melhor como fazer para que os gastos sejam ao menos iguais aos ganhos.

 

Caso a projeção orçamentária indique, por exemplo, uma projeção negativa, o escritório de advocacia ou departamento jurídico podem utilizar do contingenciamento jurídico para reduzir custos e aumentar a lucratividade, para futuramente, voltar a investir.

 

Além disso, utilizando tecnologias que auxiliam no acompanhamento das metas do escritório também pode ser uma boa opção para fazer a análise do contingenciamento. Isso porque, algumas dessas ferramentas conseguem fazer a emissão de relatórios de contingências, relatórios financeiros, e outros tipos de informações que te ajudem a fazer uma análise mais crítica dos resultados.

 

Por fim, e não menos importante, além de softwares que auxiliam os advogados e advogadas com relatórios dos resultados do escritório, existem tecnologias - jurídicas ou não - que contribuem com a gestão do escritório em outros aspectos. Por exemplo, alguns softwares jurídicos permitem que os gestores façam o controle financeiro diretamente no sistema de gestão.

 

Esse é o caso do SAJ ADV. Nele você controla as entradas e saídas do seu escritório, e ainda, emite boletos para pagamento de honorários e outros serviços que o escritório ofereça. Sem contar que, o software jurídico te auxilia a gerir o escritório de ponta a ponta. No caso do SAJ ADV, ainda existe uma integração com a LawVision que permite a visualização de dashboards e relatórios. Assim, além de gerir você analisa os resultados, tudo em um único lugar.

 

Em resumo, a gestão do contingenciamento deve fazer parte da estratégia de gestão do escritório de advocacia. Afinal, ele é um grande influenciador do ponto de vista contábil.

 

Para ler este artigo completo, acesse:

Contingenciamento jurídico e provisionamento de ações judiciais

 

Já se você se interessou pelo sistema SAJ ADV, faça um teste gratuito da plataforma clicando aqui.