Skip directly to content

O quanto seu escritório está perdendo sem um software de gestão?

10/08/2021 - 17:00

Um dos principais benefícios do software jurídico é a economia financeira que ele gera. Embora muitos advogados tenham a impressão de que o uso de um sistema é um gasto a mais para o escritório, o retorno que ele oferece em troca da mensalidade é algo muito maior.

 

Não há, hoje, um estudo específico que seja capaz de indicar o montante que o advogado perde, em valores, quando não usa um sistema de gestão de escritórios de advocacia. Ao mesmo tempo, no entanto, não há dúvidas da economia que a banca acumula quando um investimento assim acontece. Afinal, há funcionalidades próprias de um software que refletem, indiretamente, nas questões financeiras do escritório.

 

Quer ver?

 

Sem tempo na programação semanal ou mensal, o advogado não consegue ir em busca de novos rendimentos. Também não consegue profissionalizar seu nome no mercado, nem apresentar postura e argumentos que vão além do óbvio e o diferencie dos outros um milhão de advogados em atuação no país. Isso, em consequência, não o torna referência na profissão, nem valoriza sua marca, nem encarece seus honorários. A falta de tempo, portanto, é inimiga do sucesso do advogado.

 

A equação tempo x dinheiro tem uma relação direta com a advocacia. Não há mais dinheiro sem tempo sobrando, assim como não há tempo livre sem algo que ajude a otimizar a rotina. E é nesse contexto que entra a ideia de software jurídico.

 

Como um software jurídico ajuda a economizar

 

O uso de um software jurídico no mercado foi primordial para garantir o aperfeiçoamento na prestação dos serviços jurídicos. Os escritórios que utilizam ferramentas tecnológicas para otimizar tarefas apresentam vantagem competitiva sobre aqueles que ainda preferem atuar de maneira tradicional e analógica.

 

Isso é essencial para que o escritório de advocacia consiga maior flexibilidade na negociação de honorários, de acordo com a realidade do mercado e, principalmente, de seus clientes. Afinal, o tempo exigido para o serviço jurídico prestado interfere diretamente nos valores dos honorários cobrados. Por isso, otimizá-lo por meio da automatização das tarefas é determinante para se destacar frente à concorrência.

 

Com a automatização de rotinas, existe uma diminuição dos gastos, por exemplo, com buscas e acompanhamento de publicações nos sites dos tribunais. Além disso, a elaboração de relatórios de processos também é mais simples, gerando uma grande economia de tempo e otimização da rotina.

 

Com o crescimento expressivo do número de profissionais atuantes no mercado jurídico, os gestores de escritórios de advocacia devem adotar estratégias diferenciadas e inovadoras para se manter competitivos.

 

Como saber qual o melhor sistema jurídico para meu escritório?

 

Ao escolher o melhor software jurídico para o seu escritório é importante, primeiro, entender quais sãos as necessidades do seu escritório.

 

Em seguida, é o momento em que você fará a pesquisa de mercado. Aqui, você irá testar e conhecer os sistemas. Não tem necessidade de testar todos, mas é essencial identificar os principais para escolher entre os que as pessoas costumam utilizar mais.

 

Por fim, é o momento de bater o martelo. Isto é, decidir qual o melhor custo-benefício para o seu escritório de advocacia ou departamento jurídico. Com um sistema para advogados um passo gigante rumo ao sucesso já está dado. E aí o que está esperando para contratar o seu?

 

Experimente os benefícios de um software jurídico com inteligência artificial no seu escritório. Faça um teste grátis do SAJ ADV.