Skip directly to content

Manual do Controller Jurídico

17/06/2022 - 11:30

Controller Jurídico, controlador jurídico, gerente de controladoria jurídica, estes todos são nomes possíveis para a profissão que está, cada dia mais, ganhando o mercado e contribuindo com o dia a dia dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

A carreira de Controller Jurídico é certamente uma opção para pessoas com perfil de gerenciamento, afinal, é isso que faz um Controller Jurídico, ele é o responsável pela gestão das atividades.

É o Controller Jurídico quem cuidará de toda a parte de gestão, incluindo as sem relação direta com a advocacia. Ou seja, é ele quem ajudará os advogados e advogadas no controle de atividades, afinal, ele é o responsável pela gestão de resultados do escritório de advocacia ou departamento jurídico. 

Esse profissional é essencial para o aumento da lucratividade dos escritórios de advocacia, já que com alguém cuidando do gerenciamento dempresa, os que atuam com advocacia podem dedicar-se as atividades intelectuais

 

PERFIL DO CONTROLLER JURÍDICO

  • Gostar de administração 
  • Proatividade 
  • Disponibilidade 
  • Liderança 
  • Reponsabilidade
  • Organização 
  • Ser detalhista 
  • Saber se comunicar assertivamente
  • Visão sistêmica 

 

QUAIS AS FUNÇÕES DO CONTROLLER JURÍDICO

 

O Controller jurídico é o profissional responsável pelo controle de intimações e compromissos da empresa.

Além disso, ele também atua como um controle de qualidade das entregas dos advogados e advogadas do escritórios de advocacia  ou departamento jurídico.

Também é responsável por toda a parte gerencial, isto é, organização e acompanhamento de atividades, gestão de produtividade, participa das análises do time de finanças e até na análise e organização das equipes que fogem à área jurídica. Vale lembrar que nesse caso, ele atua como um apoio aos gestores de áreas.

 

CARGOS NA CONTROLADORIA JURÍDICA

 

Diferente do que muita gente acredita, também, a controladoria jurídica se divide por cargos, e nem todos os bacharéis em Direito da controladoria são controllers. Na realidade, nem todo controller é um bacharel em Direito.

Geralmente a controladoria divide-se em:

1 - Controller Jurídico : pessoa que gerencia as atividades e é o responsável da área. Pode ser um bacharel em Direito, mas também, pode ser um contador, um administrador, etc.

2 - Responsável pelas intimações: Atua diretamente na captura e gestão das intimações. É a pessoa que terá mais contato, por exemplo, com um software jurídico. Também pode ter qualquer formação.

3 - Revisor/Controladores de Qualidade: Como o próprio nome já diz, é a pessoa que vai garantir que as atividades dos advogados e advogadas esteja com boa qualidade. Obrigatoriamente é um bacharel em Direito.

4 – Analista de dados: O único requisito para esta função é ter perfil analítico e pleno conhecimento de excel.

 

QUAIS AS SOFT SKILLS EXIGIDAS PARA A FUNÇÃO?

  1. Organização
  2. Habilidades de gestão
  3. Proatividade
  4. Visão sistêmica

 

QUAIS AS HARD SKILLS EXIGIDAS PARA A FUNÇÃO?

  1. Conhecimento da estrutura do judiciário
  2. Domínio  de Software Jurídico
  3. Domínio dos sistemas dos tribunais
  4. Conhecimento em excel

 

O DIA A DIA DO CONTROLLER JURÍDICO

 

O Controller Jurídico atua, diariamente com acompanhamento de intimações e distribuição das tarefas entre os advogados e advogadas, por meio da ferramenta que o escritório de advocacia ou departamento jurídico. 

Além disso, o Controller também é responsável pela contratação de freelancers e correspondentes. Também é quem gera relatórios de administração de carteiras e seus processos, além de gerenciar o estoque de processos. 

Em resumo, controller jurídico é uma área muito promissora para os próximos anos, e contar com um profissional destes em seu escritório de advocacia ou departamento jurídico é essencial para a evolução e crescimento do negócio.

Acesse o E-book Manual do controller jurídico para ter acesso ao conteúdo completo e em detalhes.