Dicas práticas para o atendimento via WhatsApp dos seus clientes
A tecnologia tem impactado a vida do perfil de advogado
online, sobretudo nos tempos atuais. Redes sociais, ferramentas diversas, são
muitas as possibilidades para aumento da produtividade dos advogados e da
relação entre advogados e clientes. Mas agora não são apenas estratégias de
melhoria da rotina, como também necessidades práticas.
Uma das ferramentas que mais se destaca, nesse sentido, é o
WhatsApp, sobretudo como canal de comunicação entre advogados e clientes.
Apesar das vantagens, é certo que também apresenta desvantagens, principalmente
quanto à segurança para ambas as partes, o que se agrava diante das discussões
atuais sobre privacidade. E também existe o problema dos limites à sua
utilização. Afinal, a sobrecarga é uma realidade no meio também.
O que é preciso saber, então, sobre o atendimento via
WhatsApp na advocacia?
Uso do WhatsApp previsto nos contratos de honorários e prestação de
serviços
De fato, algumas medidas são vedadas, como a prestação de
serviços sem a devida cobrança. E cobrar pelo atendimento através de uma
ferramenta como o WhatsApp pode ser um tanto complicado. Não obstante, há
deveres conexos que decorrem desse uso. É o caso, por exemplo, do dever de
sigilo em face das informações compartilhadas. Isto, sobretudo, diante da
possibilidade de perda dos dados ou do acesso de terceiros, como nos casos de
hackeamento do aplicativo. E é importante estar atento ainda mais com a
atualização que permite pagamento pelo aplicativo para que não gere
complicações a clientes ou profissionais.
No que concerne às cobranças, é possível estabelecer, nos
honorários advocatícios contratados com o cliente, cláusulas a esse respeito.
Sua utilização pelo advogado online, portanto, não é ilegal. Há apenas
condições a serem observadas. Já no tocante à segurança da informação, existem
medidas que podem ser adotadas para evitar ao máximo a invasão por terceiros,
como se verá mais abaixo.
Vantagens no uso de WhatsApp pelo advogado online
Todo advogado sabe que a advocacia é feita da pessoalidade.
Ainda que um profissional tenha um nome de importância no mercado, sua carreira
dependerá da forma como os clientes percebem a sua imagem. Atualmente, essa
percepção ultrapassa questões de mera aparência física. Engloba, também, o modo
de operação do profissional, como qualificação, mas também organização e
capacidade de estabelecer uma boa relação.
Assim, quanto mais vias de comunicação o profissional
oferecer, mais aberto e disponível parecerá. É, então, uma forma de mostrar que
seu serviço se adéqua às necessidades dos clientes.
O aplicativo pode auxiliar, também, na otimização do tempo
de trabalho, na medida em que facilita a comunicação com os clientes. Além de
ser mais fácil enviar informações a eles, também é mais fácil que o cliente
responda.
O WhatsApp é uma ferramenta de uso diário e mais visualizado
que o e-mail por muitos usuários. Atualmente, há cerca de 120 milhões de
usuários mensais só no Brasil. E, considerando que muitos procedimentos
dependem da informação obtida junto ao cliente, quanto mais rápida a demanda
for visualizada e a resposta for oferecida, mais rápido o advogado poderá
prosseguir com o processo.
Alguns softwares
jurídicos no mercado, como o SAJ ADV, já disponibilizam a opção de
compartilham de andamentos, tarefas e intimações através do aplicativo.
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