Skip directly to content

Contrato de compra e venda de imóveis: quais são as características e principais cláusulas?

23/11/2022 - 11:45

A compra e venda de imóveis é uma negociação com diversas nuances. Isso porque, podem ocorrer diversas mudanças durante o caminho. O interessado pode desistir, o dono da casa pode mudar de ideia quanto a venda do imóvel, um comprador pode aparecer com uma oferta maior, etc. Essa é uma das razões para fazer um contrato de compra e venda de imóveis.

O que é um contrato de compra e venda de imóveis?

Um contrato de compra e venda nada mais é do que o ato de trocar um bem por dinheiro. Isto significa que não necessariamente o contrato de compra e venda vai ser um documento escrito. Mas, no caso da compra e venda de imóveis, para que se tenha validade jurídica, o contrato é escrito.

Nesses casos, no entanto, a uma exigência apenas para imóveis acima de 30 salários mínimos, segundo dispões o art. 108 do código civil:

Art. 108. Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.

No entanto, existem exceções. A principal é quando ocorre financiamento. Isso porque as regras desse tipo de transação são bem diferentes. Isso porque, quando ocorre financiamento (alienação fiduciária) o pagamento não acontece diretamente para o dono do imóvel. Na realidade, neste caso, a posse do bem passa para a instituição financeira, que permite o uso da pessoa que fez o financiamento enquanto este pagar corretamente. Quando a dívida com a instituição financeira se finda, aí sim, a pessoa em posse do bem pode se declarar também dono do bem.

Características do contrato preliminar de compra e venda

  • A validade não é a mesma que se espera;
  • O contrato não servirá para transferência de propriedade;
  • Só é válido entre vendedor e comprador;

Como fazer um contrato de compra e venda de imóveis?

Muitas pessoas se esquecem na hora de fazer o contrato de compra e venda de imóveis de um ponto importantíssimo: a contratação do advogado. Isso porque, muitas vezes as pessoas não entendem exatamente qual seria o papel do advogado na negociação de compra e vendas de imóveis.

E como este artigo busca auxiliar justamente os advogados e advogadas que atuam nesta área do Direito, vamos elencar agora as principais cláusulas que este contrato deve ter:

  1. Cláusula com Direito de cancelar o negócio;
  2. Cláusula de penalidade;
  3. Taxas pendentes;
  4. Indenização;
  5. Força maior.

Propositor de documentos para elaboração contratual

Para fechar este artigo, então, quero dar uma dica para a produção do contrato de compra e venda de imóveis.

Estes contratos, de modo geral, levam muito tempo. Mas, possuem similaridades.

Para fazer um contrato de maneira mais ágil, portanto, é interessante utilizar um sistema como o SAJ ADV, que possui uma funcionalidade chamada “propositor de documentos”

O propositor de documentos possui modelos pré-prontos, que precisam apenas das informações subjetivas da peça. Além disso, a funcionalidade possui também blocos variáveis, assim, se for da sua preferência, você pode montar o documento a partir deles.

Gostou do conteúdo? Para ler o artigo completo, clique aqui.