Skip directly to content

Como gerenciar processos com uma planilha gratuita

04/03/2022 - 16:00

A gestão de processos em escritórios de advocacia é, sabemos, uma atividades intrínseca da área. Como diz o famoso ditado “são ossos do ofício”. Para alguns escritórios, essa atividade é, de fato, penante, especialmente quando o escritório não conta com uma ferramenta que facilite a gestão.

O lado positivo é que hoje não precisa ser mais assim. Diversas são as maneiras de realizar uma boa gestão de processos na advocacia. Uma dessas maneiras são as planilhas jurídicas.

As vantagens de utilizar esse modelo, em primeiro lugar é o fácil acesso a elas, ou seja, não é necessário realizar o pagamento para contar com uma planilha desse tipo.

Além disso, utilizando uma planilha para gestão de processos você pode editá-la como desejar, inserindo assim, as informações que achar mais necessárias. Isto significa que a pluralidade com uma planilha é altíssima.

Falando, então, em pluralidade de informações, com uma planilha jurídica você consegue cadastrar as principais informações processuais, cadastrar as movimentações de processo, atribuir responsáveis para o processo ou para as atividades, acompanhar os prazos e ainda acessar gráficos de provisionamento de processo. Em resumo, você consegue verificar e acompanhar todas as informações de processo que você quiser.

 

Mas porque recomendamos utilizar uma planilha para gerir os processos?

A resposta é simples, com uma planilha, você mantem a organização do escritório, e consequentemente, aumenta a produtividade de todos os colaboradores. Isso porque, você já sabe exatamente quem é o responsável, do que se trata o processo, como estão os andamentos e até consegue dar uma assistência ao advogado ou advogada responsável (caso não seja você) e este pode dar uma atendimento com mais qualidade aos clientes.

Dessa forma, você consegue trabalhar na fidelização de clientes e captação de novos. Afinal, com mais organização se ganha também, mais tempo para outras produções. Além disso, se você é apenas a pessoas que gerencia o escritório, utilizando uma planilha de gestão de processos, é possível dar mais atenção a outros aspectos da gestão do escritório, como a gestão financeira e de pessoas.

Uma outra vantagem do uso dessas planilhas é que, se você não quiser uma planilha personalizada ou até não sabe como montar uma, existem várias empresas e outros escritórios de advocacia que disponibilizam, gratuitamente, materiais como esse, para quem desejar utilizar.

Com esses modelos, você não precisa pensar quais informações devem ser acompanhadas, e você irá apenas se concentrar em  acompanhar as publicações nos tribunais.

Por exemplo, no blog do SAJ ADV temos uma aba específica de materiais gratuitos. Lá, você consegue encontrar não somente planilhas de acompanhamento processual, mas também, planilhas de gestão financeira, gestão de pessoas, e até outros tipos de materiais, como webinares, e modelos de documentos.

Voltando para a questão da planilha de gerenciamento de processos, então, o SAJ ADV oferece um modelo de planilha gratuito. Para acessá-lo, basta clicar no link abaixo:

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PLANILHA GRATUITA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS

 

Agora que você já tem a sua planilha de gerenciamento de processos, se você gostou desse material, te convido a acessar aos outros materiais que temos em nosso portal na aba de materiais gratuitos.

Alguns escritórios optam, ainda, por utilizar um sistema jurídico, onde fazem a gestão completa do escritório, e de qualquer lugar. Se você desejar também, então, conhecer um pouco mais sobre esse tipo de sistema, te convido a fazer um teste do SAJ ADV - software jurídico, clicando aqui.

Artigo escrito por Aline de Souza Pereira, redatora do SAJ ADV.

Quer experimentar os benefícios da automação no seu escritório? Conheça o SAJ ADV – software jurídico.