Skip directly to content

Como gerenciar equipes jurídica com uma planilha de Excel

13/12/2021 - 16:30

Toda empresa é feita por pessoas, que formam uma equipe. Assim é, por óbvio, na advocacia. No entanto, a maioria dos gestores não sabem (e alguns nem querem), fazer uma boa gestão das equipes jurídicas.

Ocorre que, isso prejudica completamente os resultados da empresa. Afinal, como uma equipe trabalha bem se cada um faz o seu trabalho de uma maneira? Se cada um caminha para uma direção?

Assim, para evitar esse cenário, é essencial que o gestor saiba como fazer uma boa gestão de equipes jurídicas e utilize as ferramentas ideais para isso.

 

O que é gestão de equipes jurídicas?

Bom, a gestão de equipes jurídicas é, portanto, todo o gerenciamento da atividade dos colaboradores do escritório. Essa não é apenas uma atividade lógica, onde você olha para os dados e busca uma solução. Na realidade, depende muito da capacidade de liderança, empatia e relacionamento humano que o líder do escritório tem.

Dessa maneira, uma das skills mais necessárias para fazer uma boa gestão de equipes na advocacia é a capacidade de se relacionar.

Veja, se você percebe, por meio dos dados que aparecem na ferramenta que você gere o escritório, que um colaborador não está entregando como antes, talvez ele esteja passando por alguma dificuldade que você só poderá saber acompanhando-o de perto.

Assim, a base da gestão de equipes é, então, o acompanhamento e o relacionamento com os colaboradores.

Mas é claro que, existem maneiras de facilitar essa atividade. Por exemplo, aplicando métodos de gerenciamento no escritório de advocacia e utilizando ferramentas que facilitem a gestão. Vamos ver um pouco sobre os métodos.

 

Dicas para gestão de equipes jurídicas

A primeira dica para uma boa gestão é: defina uma metodologia para fazer a distribuição, acompanhamento e análise das atividades dos colaboradores. Por exemplo, se você resolver utilizar a metodologia Kanban, você consegue acompanhar quais atividades os colaboradores irão realizar na semana, bem como, o andamento destas.

Já se você optar por utilizar o scrum, você consegue analisar o tempo que o colaborador levou para determinada ação. Isso sem contar com o acompanhamento dos resultados dos colaboradores.

Você pode ainda juntar os dois métodos, ou utilizar outros, por exemplo, o GTD (Get Things Done).

Por fim, você pode atrelar esses métodos com ferramentas, e assim, analisar como as atividades estão acontecendo.

 

Ferramentas para gestão de equipes jurídicas

Para a gestão de equipes jurídicas, existem diversas ferramentas, desde as mais simples até as mais robustas. Por exemplo, uma ferramenta que pode ser atrelada ao Kanban é um quadro branco. Nele todos os colaboradores podem colocar as atividades e dividi-lás em : a fazer, fazendo, feito.

Também é possível utilizar ferramentas como o trello, asana, etc, que são próprias para essa gestão.

Como essas duas são mais genéricas, e portanto, não apresentam particularidades da advocacia, falemos de duas que são mais específicas.

A primeira delas é o software jurídico. Para escritório que estão crescendo, é uma maneira ideal de fazer a gestão, não apenas das equipes, mas de todos os procedimentos do escritório de ponta a ponta.

E por fim, mas não menos importante, temos a planilha para gestão de equipes jurídicas. Com ela você pode fazer alguma metodologia ágil, fazer as anotações de projetos, dividir as equipes de projeto, etc.

No SAJ ADV, disponibilizamos para qualquer advogado, advogada ou escritórios de advocacia, alguns modelos gratuitos de planilhas diversas. Assim sendo, elaboramos também uma planilha de gestão de equipes para ajudar a todos os gestores e gestoras  a alavancar os resultados do escritório de advocacia.

 Com esta planilha, você:

  • Mantém o controle de dados dos associados e colaboradores;
  • Acompanha as principais entregas de sua equipe;
  • Avalia o índice de desempenho por colaborador
  • Avalia a performance da sua equipe jurídica.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL

Agora, se você preferir conhecer um software jurídico e todas as funcionalidades que contribuem com a gestão do escritório de advocacia, clique aqui.