Cléa Carpi é a primeira mulher a receber a Medalha Rui Barbosa
A advogada Cléa Carpi foi a primeira mulher a receber a Medalha Rui Barbosa, maior honraria da advocacia brasileira. A entrega da homenagem foi feita durante a cerimônia de encerramento da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.
Em entrevista à TV Migalhas, Cléa Carpi descreveu a emoção pela homenagem e destacou os desafios para que as mulheres conquistem cada vez mais espaço na advocacia.
Primeira mulher a assumir a presidência da OAB/RS, em 1989, Cléa Carpi já foi agraciada com o Prêmio Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal, e integra a Associação Americana de Juristas (AAJ) e a Associação Internacional dos Juristas Democráticos (AIJD). Já participou de sessões da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em que foram debatidas as "piores" formas de trabalho infantil. Integrou, ainda, a delegação oficial brasileira na Conferência do Cairo sobre População e Desenvolvimento, em 2004.
Cléa Carpi vem atuando como expositora em congressos e seminários nacionais e internacionais. Participou como observadora de conferências da ONU em Beijing, Istambul e Cairo.
Especializada em direitos humanos, atuou também na luta pelo Estado Democrático de Direito e no processo de redemocratização do Brasil nos movimentos Diretas Já e pela anistia.