Skip directly to content

Checklist da governança corporativa para escritórios de advocacia

17/09/2021 - 10:15

Não é de hoje que se observa uma mudança nos princípios da sociedade e, consequentemente, das empresas. A preocupação com a responsabilidade social e ambiente se fortalece a cada ano que passa, trazendo, então, investimentos no chamado ESG (Environmental, Social and Governance). Mas não se engane. ESG e governança corporativa não é apenas para empresas na bolsa de valores. Pelo contrário, qualquer empresa que lida com uma imagem e um público precisa se atentar a essas novas pautas. Por essa razão, o SAJ ADV preparou um material imperdível.

 

Acesse o Checklist da governança corporativa para escritórios de advocacia.

 

E saiba mais sobre o tema neste artigo.

 

ESG: princípios em alta para o mercado e para a advocacia

 

Segundo o relatório do Credit Suisse intitulado “Global ESG Research – What ESG investors by and sell”, a captação líquida de fundos ESG em todo o mundo foi de US$ 95 bilhões no primeiro semestre de 2021. E o que isto representa para o setor jurídico?

 

De um lado, abre uma área de atuação para advogados e advogadas do Brasil. Afinal, trabalhar com ESG significa também ter atenção às regulamentações jurídicas nacionais e internacionais. Portanto, é essencial que haja esse apoio legal às estratégias empresariais.

 

De outro, exige dos próprios escritórios um posicionamento frente às pautas emergentes.

 

Imagine, por exemplo, uma grande empresa que firma parceria com um escritório de advocacia envolvido em ações controversas pela ótica de Environmental, Social and Governance. Isto significa que a própria atuação da empresa será discutida publicamente.

 

Cada vez mais a estratégia de atuação, de empresas e escritório, precisa observar além do próprio negócio. É preciso entender como cada negócio se relaciona inclusive com o ambiente empresarial.

 

Portanto, escritórios podem não estar na bolsa de valores, mas se relacionam com empresas que podem, sim, ter uma preocupação maior com ESG e governança corporativa. Consequentemente, escritórios em conformidade a esses princípios terão melhor visibilidade no mercado.

 

Há, entretanto, outro ponto importante: a reputação de mercado.

 

A imagem é importante para qualquer tipo de cliente. Por lógica, alguns públicos podem se importar mais ou menos com adequações. Porém, a pauta ESG tem ganhado o mercado, de públicos de pequeno porte (como pessoas comuns) a públicos de grande porte (como grandes empresas).

 

Como, então, se adequar?

 

Preparamos um checklist com as boas práticas de governança corporativa para escritórios de advocacia, considerando também a necessidade de segurança da informação, bastante em alta nos setores jurídicos.

 

Preencha o checklist gratuito e descubra quais as medidas que você pode implementar, de acordo com institutos oficiais, para melhor a gestão do seu escritório segundo os princípios da boa governança.

 

Dos pilares às boas práticas de gestão na advocacia

 

Acompanhe a saúde do seu escritório e saiba o que pode ser otimizado em relação a:

  • Segurança da informação
  • Gestão de diversidade
  • Gestão de stakeholders
  • Planejamento estratégico
  • Sustentabilidade do negócio;

Um checklist para escritórios que buscam crescer e se destacar no mercado

 

Os tempos mudaram. Seja para quem busca fortalecer sua marca, investir em M&A ou mostrar segurança no negócio e se destacar no mercado jurídico, é preciso investir em governança corporativa. Não perca tempo e descubra hoje como adotar práticas de gestão seguras.

Acesse aqui o guia completo.

 

Quer saber mais sobre uma tecnologia que oferece tempo e segurança para a advocacia? Faça um teste grátis do SAJ ADV sem compromisso.