Aprenda como trabalhar com o Marketing Jurídico
Para acompanhar e manter sua imponência perante as mudanças do mercado, muitos
escritórios de advocacia tem recorrido a métodos empresariais - planejamento de
estratégias, ferramentas de gestão, assistência publicitária, entre outros - como uma
alternativa para elevarem sua lucratividade, fidelizar clientes e conquistar novos
contratantes.
Dentre as estratégias citadas um grande destaque tem se direcionado para o marketing jurídico, por ser considerado a forma mais adequada de fortalecer a imagem do advogado
no meio digital sem ferir o código da profissão, garantindo uma vantagem competitiva. Mas
para falarmos de marketing jurídico é preciso se ter em mente algumas informações.
Contrate o serviço adequado
A rotina de um escritório de advocacia é não algo simples. Com um grupo profissional
trabalhando no limite para a conquista de melhores resultados, o dia a dia torna-se uma
correria. Deixar o marketing digital jurídico por conta dos advogados da equipe é o primeiro
grande erro cometido por alguns lugares, afinal essa tarefa deve ser responsabilidade de
profissionais daquela área.
Somente alguém especializado em marketing terá a consciência de estar tomando as
medidas corretas, se seus benefícios serão de curto ou longo prazo, em que pontos devem
ser dedicados um maior esforço, e onde ações desnecessárias não proporcionarão nenhum
retorno. Citando a famosa frase "a César o que é de César", compreendemos a importância
de que cada tarefa seja encarregada a quem lhe cabe. Dessa forma cada atividade será
executada com específica eficácia, e cada setor do escritório poderá se voltar ao que lhe
importa.
Ferramentas de distribuição
A internet modificou de maneira significativa a forma como as pessoas buscam por
informação hoje em dia. Escolher em que plataformas você irá atuar e a forma como será
feito é determinante para a atuação do marketing, e aqui temos subtópicos:
Formulação de um conteúdo útil: Escreva artigos e contribua com matérias de assuntos jurídicos de interesse popular. Dessa
forma, quando alguém fizer uma pesquisa sobre determinado tópico irá encontrar seu
nome. Esse é um diferencial inovador e eficaz na maneira de captar clientes, afinal os
leitores deste conteúdo são contratantes em potencial.
Possua um site atualizado: Depois que já se tem um conteúdo produzido em mãos a dúvida é "onde publicá-lo?". Atuar
em sites diversos garante que um público amplo -e até mesmo mais diversos- seja atingido,
mas investir em um site próprio permite a inserção de links direto que levam os leitores até
uma plataforma só sua.
Tenha uma página na internet para postagem de um conteúdo próprio, assim tudo aquilo
que for de sua autoria estará centralizado em um lugar só. Certifique-se também de manter
o site atualizado, dessa forma você irá atrair um público de leitores disposto a acompanhar
seu trabalho.
Invista em vídeos:
Pesquisas indicam que o Brasil está no top 10 países que mais consomem conteúdo em
formato de vídeo online do mundo. Investir na produção de vídeos pode ser uma boa
alternativa para disseminar seus conhecimentos. Escolha um tópico relevante, trabalhe em
um bom texto, ligue a câmera e dê o melhor de si.
Área de atuação
Ainda no quesito dividir para encarregar, é necessário que exista uma definição dos
assuntos que serão abordados pelo advogado ou escritório. Saber em qual assunto você se
destaca garante que seja dedicado um empenho em algo que trará um retorno. Se seu
escritório tem propriedade em Direito do Consumidor foque nessa linha, encontre
recorrências dentro dessa área e escreva artigos.
Faça publicações esclarecendo as principais dúvidas, e torne-se referência no assunto.
Dessa forma tanto os profissionais do meio jurídico quanto o público contratante, terão seu
nome em mente associado aquele tópico.
Reconheça seu público-alvo
Produzindo um conteúdo relevante sobre temas jurídicos para compartilhar na internet e
transmitindo informações exclusivamente informativas, com o objetivo de atrair e conquistar
uma nova clientela, o escritório de advocacia se destaca no mercado. Mas para atingir o
potencial de captação oferecido pelo marketing jurídico é importante que se foque a todo
momento a quem seu texto é direcionado. Como os artigos visam ser lidos por possíveis
clientes é preciso que a linguagem seja simples e objetiva, não escreva para outros
advogados, mas sim para contratantes em potencial.
Código de ética
Esse é possivelmente o tópico mais importante ao se trabalhar com marketing jurídico,
sendo também a questão com que os advogados e escritórios enfrentam maiores
problemas. O Estatuto da Advocacia, o Código de Ética e seus Provimentos regulam o
exercício da advocacia e impõem limitadores na publicidade e propaganda dos serviços
oferecidos.
De forma ampla, o código diz que a publicidade deve ser moderada, discreta e informativa,
pois exercício da advocacia não deve ser mercantilizado. Nesse campo, mesmo que estude
o básico do código de ética da profissão antes de criar as estratégias de marketing para o
escritório, é comum que os advogados cometam erros.
As bancadas consolidadas, que se preocupam muito mais em manter a imagem e tradição,
em geral, não enxergam muitos problemas nas restrições ao marketing impostas pelo
Código de Ética e Disciplina -não existe um apelo para aquisição de novos clientes-. Já as
novas bancas costumam encarar a norma como uma desvantagem competitiva. Nesse
quesito os softwares auxiliam os escritórios de advocacia dando suporte para que esses
possam atuar de forma ativa e sem infringir o Código de Ética da OAB.
O sistema SAJ ADV além de gestão para o escritório de advocacia software, e oferecer
aprimoramentos que levam a empresa a obter sucesso contam também um suporte muito
rico em questões de marketing - que inclui métricas de curto, médio e longo prazo, que
consideram todas as ações desde Redes Sociais, SEO, Marketing de Conteúdo, entre
outras.
Acompanhe o desempenho
Depois de seguir essas dicas e colocar em prática as ações de marketing, é fundamental
que ocorra um acompanhamento frequente de cada estratégias que está sendo aplicada.
Recorra à análise de dados, verifique onde precisam ser feitas algumas melhorias, onde o
esforço está sendo gasto sem resultados, e onde é necessária uma maior dedicação. Com
tudo isso em mãos fica fácil garantir o sucesso do seu negócio. Ah! E não se esqueça que
uma boa dica é ter um software de gestão jurídica para lhe ajudar a mensurar resultados e
gerenciar seu escritório.
Apoiador:
SAJ ADV - Software jurídico