Skip directly to content

ODR: o que é e como funciona a Online Dispute Resolution?

06/06/2023 - 10:45

ODR: o que é e como funciona a Online Dispute Resolution?

 

A resolução de conflitos online é um novo paradigma para superação da judicialização, e tem ganhado espaço não apenas no Poder Judiciário, mas também no mercado privado. Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), há pelo menos 17 empresas oferecendo plataformas de ODR no Brasil.

 

O que é ODR?

ODR é a sigla para Online Dispute Resolution, isto é “resolução de conflitos online”. Como a própria tradução já sugere, portanto, ODR é a solução de litígios com o auxílio da tecnologia, no ambiente digital. Os conflitos de que trata a ODR são aqueles que, de outra maneira, se desenrolariam pelas vias judiciais.

Mas, que tipo de tecnologia é utilizada na ODR? Existem diferentes possibilidades. Há pesquisadores que tem chamado de Online Dispute Resolution qualquer técnica que use dispositivos tecnológicos e internet. Bastaria, por exemplo, usar o e-mail ou o WhatsApp na mediação do conflito.

Enquanto outros, por sua vez, entendem que a ODR se dá por meio de plataformas de acordos, especializadas em gerir toda a documentação, automatizar negociações e facilitar a comunicação entre as partes.

 

Quais as vantagens da ODR?

As principais vantagens citadas por quem pesquisa o tema, são:

 

  • Evitar a morosidade da Justiça;
  • Reduzir os custos da resolução de conflitos;
  • Aumenta da produtividade dos negociadores;
  • Comodidade para as partes envolvidas.

 

Tipos de ODR disponíveis

Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, os juízes do Trabalho, Guilherme Guimarães Feliciano e Mauro Augusto Ponce de Leão Braga, e a professora de Direito, Taís Batista Fernandes Braga, publicaram uma pesquisa em que avaliam os efeitos de dois diferentes tipos de ODR: as síncronas e assíncronas.

A divisão entre ODRs síncronas e assíncronas não é a única classificação possível, mas é uma das tipologias mais discutidas atualmente. Assim, a seguir, veremos o que são elas, e como diferenciá-las, inspirados nos pesquisadores supracitados.

ODR síncrona: A resolução de disputas online de forma síncrona é aquela em que as partes envolvidas podem discutir sua questão e negociar de modo imediato, em um mesmo ambiente virtual.

ODR assíncrona: são aquelas em que a comunicação entre as partes envolvidas não se dá de forma imediata. Assim, quando o contato entre as partes envolvidas em conflito é feito por meio de chats de troca de mensagens, ou e-mail, por exemplo, tem-se uma ODR desse tipo.

 

Online Dispute Resolution (ODR) no Brasil: cenário atual

Para as advogadas Camila da Rosa e Mayara Guibor Spaler, que publicaram trabalho analisando as experiências de ODR no mercado privado brasileiro, está claro que essa estratégia se populariza a partir do surgimento de lawtechs e legaltechs no país, no começo dos anos 2000.

Importa destacar, no entanto, que a ODR no Brasil ainda está distante do cenário de desenvolvimento que é encontrato em outras regiões do mundo, como nos Estados Unidos e em alguns países europeus. É nótorio que as soluções ODR – assim como o próprio acesso à internet – se desenvolveram primeiro nestas regiões, o que certamente ajudou na disseminação dessa estratégia.

De qualquer forma, a maioria dos especialistas concorda que o uso da ODR deve se tornar cada vez mais comum no Brasil.

 

Quando investir em ODR (Online Dispute Resolution)?

Do ponto de vistas das empresas a ODR é uma boa solução para os casos em que há demanda contenciosa em massa, seja ela vinda de consumidores, fornecedores ou trabalhadores. Nestes casos, a ODR pode representar um grande impacto nos cofres da empresa, positivamente. Além, claro, de aumentar a produtividade da célula de acordos.

 

Conheça o Projuris Acordos

Mais do que trazer um mínimo de tecnologia para as suas negociações, uma plataforma de ODR robusta e avançada como o Projuris Acordos permite que os escritórios ganhem uma visão estratégica sobre as suas carteiras de negociação e acelerem o fechamento de acordos.

Nosso foco sempre foi utilizar o que há de mais avançado em termos de tecnologia, associado às mais avançadas análises de dados e sistemas de machine learning, para auxiliar nossos clientes a escalarem exponencialmente suas capacidades de fechar acordos.

Ao centralizar as comunicações em uma plataforma de ODR – e não só fazer uso de práticas online de comunicação – é possível obter insights importantes vindos dos dados analíticos da sua carteira, compreendendo as melhores formas de comunicação, os melhores valores para os acordos e acompanhando toda a carteira de casos da sua equipe sem precisar ser copiado em cada uma das comunicações feitas pelos negociadores.

É essa visão de todo, com dados e relatórios que funcionam como balizas para a revisão de estratégias jurídicas, que leva nossos clientes e parceiros a serem capazes de desenhar políticas de acordo inovadoras, mais eficientes e com uma enorme efetividade, como no caso do escritório PMR, que dobrou o ROI da sua célula de acordos com o apoio do Projuris Acordos.

Clique aqui para saber mais.

Para acessar ao artigo completo, clique acesseo blog da Projuris.