Skip directly to content

Como fazer gestão jurídica? 5 dicas práticas

19/06/2023 - 10:30

O Brasil tem atualmente cerca de 1,3 milhões de adogados na ativa. Num mercado tão competitivo, muitos profissionais tem deixado de lado caminhos clássicos, como a advocacia contenciosa em escritórios ou a busca por cargos no Poder Judiciário. Ao invés disso, tem investido na seara da gestão jurídica.

 

O que é gestão jurídica?

A gestão jurídica compreende todas as atividades de gerenciamento e estratégia para a atuação de uma equipe de advogados ou profissionais do jurídico. Assim, a gestão jurídica pode ser exercida em escritórios de advocacia e, sobretudo, em departamentos jurídicos.

Como o próprio nome, a gestão jurídica trata especialmente dos aspectos gerenciais da atuação de um time jurídico. Por isso, quem ocupa essa questão pode se valer de habilidades nas áreas de:

  • liderança de equipes e desenvolvimento de carreiras;
  • comunicação e relacionamento interpessoal;
  • finanças e análise de dados;
  • gestão de riscos;
  • planejamento estratégico e acompanhamento de metas;
  • entre outras.

 

Como fazer a gestão jurídica? Estratégias práticas

Agora que você já sabe o que é e para que serve a gestão jurídica, é hora de adentrarmos à parte prática. Aqui, nosso objetivo é dar dicas simples para quem não sabe por onde começar. Em resumo, o trabalho de gestão envolve análises constante, capacidade de mapear cenários futuros e de conduzir todo o time gerenciado ao melhor resultado. Veja:

1. Mapeie riscos e desafios

Muitas pessoas pensam que o primeiro passo para desenvolver um trabalho de gestão jurídica eficiente é fazer um planejamento estratégico. Mas isso não é verdade. Antes de fazer qualquer planejamento, é fundamental se aprofundar no conhecimento sobre o cenário atual do seu jurídico.

2. Desenhe um planejamento estratégico claro e executável

Muito se fala sobre manter um planejamento estratégico, mas você sabe como dar os primeiros passos nessa direção? Com um mapeamento de riscos e oportunidades em mãos, você pode começar definindo onde deseja chegar em seis meses, um, dois ou cinco anos, por exemplo. Lembre-se, sempre, de referenciar suas metas no tempo, para torná-las mais tangíveis.

Depois de definir quais metas e resultados precisa alcançar, é hora de estabelecer como você pretende chegar lá. Quais técnicas, métodos e ferramentas você precisará utilizar? Esse olhar apurado é fundamental porque, muitas vezes, para alcançar certas ideiais, será necessário aumentar a equipe ou contratar novos softwares e programas.

3. Adapte processos internos e evolua as ferramentas utilizadas

A boa gestão jurídica não depende apenas das habilidades do gestor. No dia a dia, os resultados obtidos dependem da rotina construída pela equipe, do alinhamento de processos internos, e da utilização de ferramentas capazes de potencializar o trabalho.

Quando falamos de processos internos, nos referimos essencialmente ao modo como as atividades são demandadas e realizadas. É possível que, nos últimos anos, diferentes canais de comunicação tenham sido usados para receber demandas – e-mail, conversas de corredor, WhatsApp. A reavaliação dos processos pode revelar, por exemplo, que sua equipe é mais eficiente ao concentrar o recebimento em um único canal.

4. Invista em melhorar a comunicação e integração entre equipe

Pode parecer um detalhe menos, mas não é. A comunicação e integração entre a equipe é fundamental para o sucesso de qualquer departamento e um dos principais desafios na área da gestão jurídica.

Quanto maior a equipe, maiores os desafios para manter todos os envolvidos alinhados e próximos. Mas, o bom gestor é aquele que consegue:

  • estabelecer procedimentos de comunicação claros;
  • cria momentos de integração;
  • fortalece os laços interpessoais;
  • ajuda seu time a evoluir emocionalmente.

5. Crie indicadores para monitorar a evolução do seu departamento jurídico

Para medir a efetividade das ações de gestão jurídica, é essencial criar e manter indicadores jurídicos. É a partir desse indicadores que você poderá medir os resultados obtidos, e identificar possíveis pontos de melhoria.

Existem dezenas de indicadores que podem ser adotados. Por exemplo, você pode criar indicadores a partir:

  • das principais frentes de atuação da equipe (como contratos, contencioso, consultivo, etc);
  • das metas de produtividade da equipe (como número de demandas atendidas, SLA de atendimento, horas trabalhadas por demanda, e assim por diante);
  • de dados e resultados financeiros (como ROI, custo por cliente, entre outros).

 

Conclusão

Está claro que a gestão jurídica pode ser uma atividade bastante desafiante, mas igualmente recompensadora. E, neste caso, não estamos nos referindo apenas aos retornos financeiros.

 

Como a gestão de serviços e times jurídicos envolve exige de gerenciamento de equipes e de metas, bem como, a preocupação com o sucesso do cliente. Por isso, é comum que os profissionais dessa área encontrem oportunidade para desenvolver inteligência emocional e capacidade de relacionamento interpessoal.

 

Além, claro, da gestão jurídica impactar em definitivo nos resultados de qualquer negócio, podendo trazer sucesso e realização profissional para quem encabeça essa área. Esperamos que este artigo lhe ajude a encontrar caminhos para adentrar nesse novo campo de oportunidades profissionais. Bom trabalho!

Gostou do artigo? Leia completo aqui.