Skip directly to content

Networking influencia no sucesso do escritório de advocacia

13/07/2022 - 12:00

No universo corporativo, quem mais se conecta com outras pessoas, mais chances de sucesso possui. Na advocacia, isso não é diferente. É por isso que fazer networking no mundo jurídico é tão importante.

Apesar de saber que hoje, é possível crescer sua carreira facilmente pela internet, a indicação e o networking continuam sendo essenciais para o desenvolvimento profissional.

Neste artigo, vamos explicar então, o que é, qual a importância e como fazer networking no mundo jurídico.

 

Qual o conceito de networking?

Networking se traduz como uma estratégia utilizada para formar e aperfeiçoar uma rede de contatos que sejam relevantes para a carreira profissional de um indivíduo.

Conviver com outras pessoas ajuda a cultivar bons contatos, que em algum momento da vida, vai nos ajudar ou vice-versa.

O que queremos dizer é que o networking é uma rede que estimula a troca de experiências e informações entre todos os contatos, e é exatamente essa troca que fortalece o relacionamento entre todos os membros.

No caso de escritório de advocacia, o networking pode, inclusive, proporcionar parcerias comerciais e indicações.

É o que diz aquele clichê motivacional “Sozinhos, chegamos mais rápido. Mas juntos, vamos mais longe.“

Mas, para que tudo flua de maneira natural, é muito importante se aproximar das pessoas com intenções verdadeiras e não apenas de modo forçado, para tirar proveito em algum momento.

 

Por que fazer networking no mundo jurídico?

Quando existe uma relação saudável entre as partes, por meio de um contato periódico e que se assistem mutuamente, todos crescem como profissionais e fazem os negócios crescerem também.

Além disso, o networking é uma maneira de:

  • Atingir os objetivos;
  • Receber indicações;
  • Obter novos conhecimentos;
  • Adquirir experiência;
  • Aumentar a visibilidade;
  • Desenvolver-se pessoal e profissionalmente.

 

Como trabalhar o networking no mundo jurídico?

Em primeiro lugar, é fundamental estar presente, e isso desde os tempos da faculdade.

Os alunos do curso de Direito devem participar dos eventos que a universidade organiza, aliás, quem cursa a pós-graduação no setor também deve seguir o mesmo caminho.

Quando as faculdades realizam eventos abertos ao público, também é importante participa, afinal, eles criam a oportunidade de dialogar com pessoas diferentes e interagir com outros profissionais do mercado.

Para profissionais formados, os mesmos eventos podem já ser um incentivo, primeiro para conhecer os futuros profissionais da área, segundo para conhecer pessoas de renome, afinal, nesses eventos, geralmente os convidados tem uma forte atuação.

Ademais, os eventos próprios para os profissionais que já possuem uma carreira também contam com excelentes convidados.

Vale lembrar que, o networking não precisa ser feito apenas com pessoas do mundo jurídico. Logo, considere ir a eventos de empreendedorismo, marketing, vendas, etc.

Por fim, utilize as redes sociais, como o LinkedIn, para conhecer pessoas novas. Veja, você pode, por exemplo, encontrar um colega que fale bastante nas redes sobre marketing jurídico, um assunto que talvez você não entenda. Imagina o quanto de conhecimento vocês podem trocar? 

 

Importância do networking na advocacia

O networking no mundo jurídico é indispensável, visto que assim como qualquer outro, eles também precisam encontrar oportunidades de trabalho.

Essa questão é especialmente importante para quem está começando a atuar agora, mas para os profissionais que já estão na área há algum tempo, o networking na advocacia é uma maneira de se posicionar como autoridade no que se faz.

Saiba mais sobre networking no mundo jurídico clicando aqui