Skip directly to content

Motivos para utilizar modelos de peças processuais

25/10/2021 - 16:45

Uma das atividades mais comuns na advocacia é a produção de peças processuais. São Apelações, Agravos, Embargos, etc. Isso tudo sem contar as mil outras atividades que um advogado ou advogada realizam no dia a dia.

Desse modo, contar com ferramentas que contribuam com as atividades na advocacia é essencial!

Uma das maneiras de fazer isso, por exemplo, é utilizando uma ferramenta de gestão de atividades, como o Trello ou o Asana. Esses são dois nomes muito comuns em diversas empresas, mas existem inúmeras ferramentas que contribuem com a organização das atividades, até mesmo, alguns softwares jurídicos.

No caso das peças processuais, utilizar modelos de peças é uma opção inteligente, para quem deseja se organizar melhor, produzir peças com a mesma qualidade, mas em menor tempo.  Mas como funcionam esses modelos?

Como funcionam os modelos de peças processuais?

Essa questão é muito mais simples do que parece. Na realidade, você mesmo pode criar um modelo à sua maneira. Ocorre que, essa produção, de qualquer forma lhe dará um certo trabalho. Hoje, diversas empresas do ramos jurídico, mas que não atuam diretamente com advocacia fornecem alguns kits de modelos.

Essa ação ajuda diversos escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos com a produção de peças processuais!

Quais as reais vantagens de utilizar peças prontas?

 

  1. Tempo de produção

Já falei um pocuo aqui, mas o tempo de produção de uma peça quando as informações genéricas, isto é, que se repetem em peças similares, estão prontas é muito menor. Isso porque, o advogado ou a advogada precisa apenas preencher as informações específicas do caso.

 

  1. Segurança

Além do tempo, contar com modelos garante segurança. Veja, se você nunca produziu uma peça, mas tem o modelo da mesma, fica muito mais tranquilo produzi-lá, afinal, as informações essenciais já estão ali, basta inserir as informaçõe específicas onde a peça deixa “em branco”. Claro que, você não utilizará completamente o modelo como está, algumas informações deverão ser alteradas, mas com modelo você já identifica a ordem das informações.

 

  1. Padrão

Por fim, e não menos importante, possuir modelos em seu escritório cria um padrão. Se você utiliza um modelo de terceiros, você pode alterar algumas informações e criar um documento padrão para o seu escritório de advocacia. Já se o seu escritório possui modelos, o padrão já está ali. Assim, seu escritório é facilmente reconhecido e os documentos ficam alinhados.

 

Onde conseguir modelos?

 

Diversas empresas do ramo e até alguns escritórios disponibilizam gratuitamente seus modelos de documentos para baixar e utilizar. O SAJ ADV é uma dessas empresas.

No nosso site, você encontra uma variedade de Kits de modelos para fazer download.

Baixe agora o Kit de modelos atualizado 2021 do SAJ ADV.  Nesse Kit, o SAJ ADV oferece mais de 100 modelos, entre os quais estão os modelos:

  • Cíveis;
  • Penais;
  • Tributárias;
  • Previdenciárias;
  • De Família;
  • De Sucessões; e
  • Empresariais.

Todos os modelos podem ser utilizados gratuitamente pelo seu escritório de advocacia.

BAIXE AGORA O KIT DE MODELOS ATUALIZADOS 2021 DO SAJ ADV

 

Artigo escrito por Aline de Souza Pereira, redatora do SAJ ADV.

 

Quer saber mais sobre uma tecnologia que oferece tempo e segurança para a advocacia? Faça um teste grátis do SAJ ADV sem compromisso.